25 novembro 2010

Dicas de Culinaria - 01

Postado por Lee às 15:43

Dicas de Culinaria - 01 
01º Caso:
Irmã mais velha: Maninha, como você faz essas cebolas douradinhas e com sabor levemente diferente?

A irmã mais nova, que é a blogueira que vos escreve : Ah é uma dica que eu aprendi com uma amiga. Vou te passar a dica, anota ai: coloque uma pitada de açúcar no óleo onde você fritará as cebolas ou a carne.

02º Caso:
Blogueira que vos escreve: Ai que raiva, meu arroz começou a queimar e esta agora ficou com cheiro de queimado, o que eu faço?

Amiga Renata: Coloque um pano molhado em cima da pia e ponha a panela em cima. Deixe uns minutinhos e depois tampe novamente.

Situações como essa são freqüentes. Acontece muito com quem é casada, com quem vai morar sozinho, até mesmo mora com os pais e se aventura na cozinha ou outras situações. Nós nascemos sabendo nada nadinha e todo aprendizado acontece diariamente, na escola ou ouvindo a experiência de outra pessoa, e se você parar para pensar a maioria do nosso conhecimento é transmitido pelo famoso boca a boca, afinal tem coisas que não se aprende na escola.

Por isso vou reproduzir aqui as dicas que aprendi com o tempo, seja o que alguém me passou ou eu aprendi pela internet (ah santa internet viu, lembra como antigamente era difícil conseguir a receita de um bolo de aipim que só uma amiga da sua mãe sabia fazer? Ou algo assim? Hoje é só pesquisar na internet e prontinho você vai ter acesso a muita coisa, seja receitas, seja artigos escolares, jornais online)

Bem, voltando pro assunto, a partir de hoje se prepare para ver sempre a tag de dicas no blog ok?

Vou começar com: DICAS DE CULINARIA.

- Para dourar as Cebolas ou Carne: coloque uma pitada de açúcar no óleo onde você fritará as cebolas ou a carne, além de dourar deixa também um leve sabor adocicado que fica uma delicia.


- Salgou a comida? O truque é colocar uma batata grande e crua na mesma panela e deixar cozinhar por mais um tempo, ela absorverá o excesso de sal sem alterar os outros temperos.


- Fritando batatas: Coloque um dente de alho ainda com casca, na frigideira antes de começar a fritar as batatas. Deixará as batatas crocantes e saborosas, e o alho faz com que o óleo respingue menos.


- Cebola Crua: Para tirar o ardido da cebola crua, coloque a cebola cortada em uma tigela com água gelada por 5 a 10 minutos. Em seguida, retire a água.


- Arroz soltinho: Para que o arroz fique bem soltinho, Durante o cozimento, quando estiver quase seco pingue algumas gotas de vinagre. E quando secar toda agua pingue mais umas gotas de vinagre a apague o fogo.


Por hoje é só pessoal.
Gostou das dicas? Tem alguma dica para dar? Comente.

3 comentários:

mionelefayblog on 25 de novembro de 2010 19:57 disse...

Eu tenho muito que guardar essas dicas, sou pessima na cozinha

Gordinha Tensa on 25 de novembro de 2010 20:42 disse...

Ótimas dicas Lee! Essa da cebola e a das batatas fritas eu não conhecia. O que sempre escuto dizer é que colocar as batatas na geladeira e fritá-las geladinhas as deixava crocantes, mas comigo isso nunca deu certo! risos!
Beijos!

Lú Pinheiro on 26 de novembro de 2010 00:46 disse...

Oi Flor...
obrigada pela visita...
volte sempre...
adorei as dicas...
bjs da Nega

Postar um comentário

 

Lirio Ao Vento Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez