19 novembro 2010

Antídotos contra a depressão

Postado por Lee às 13:32
A depressão é assim chega silenciosa, vai se acomodando na alma e quando você percebe se vê em desesperado e sem saber como mudar isso. Abaixo segue 13 atitudes para evitar ou dar um chega pra lá nessa situação. 


1 - Conte seus problemas a alguém de confiança.
Eu tenho algumas pessoas com quem posso contar, elas são boas amigas que além de aguentar as sessoes mimimi me dão conselhos e ajudam a superar. Elas valem ouro.

2 - Tente identificar o que a deixou mal.
Nessa hora vale rever os acontecimentos e analisar mesmo que mexer na ferida machuque um pouco. Afinal para um ferimento sarar é preciso limpar, e assim também são os sentimentos.

3 - Procure apoio psicológico ou outro tratamento apropriado ao seu caso.
Em 2004 e 2005 eu ia em uma psicologa maravilhosa, me ajudou muito a superar alguns problemas.

4 - Evite combater a depressão com bebidas alcoólicas ou outros sedativos que não sejam receitados pelo médico.
 Deixe os drinks para uma farra com os amigos, não para servirem de consolo.

5 - Faça algum trabalho voluntário — está comprovado que ajudando os outros nos sentimos bem.
Mesmo que não seja bem um trabalho voluntário, faça algo por alguem. Separe roupas para doar, dê um presente para uma criança carente (afinal as crianças sempre esperam pascoa, dia das crianças, natal, etc).

6 - Não se deixe tiranizar pelo "eu devo", "eu preciso". Esse tipo de pressão, se muito forte, puxa a gente para o fundo do poço.
Faça tudo ao seu tempo, dê o maximo de si, mas não ultrapasse seus próprios limites

7 - Tente afastar as coisas negativas - se não gosta do seu trabalho, por exemplo, procure mudar.
Eu aprendi essa lição, mas me afastando de pessoas que não me faziam bem...é doloro ainda mais quando essa pessoa tem o mesmo sangue que o seu, mas muitas vezes é preciso se preservar da dor. Se você não gosta de limão, porque vai ficar tomando limonada?

8 - Pratique atividades que distraiam, dêem prazer e ajudem a relaxar. Caminhar é uma das melhores.
Isso é pura verdade, quando eu faço caminhada eu consigo me distrair bem, e durante a caminhada o corpo libera endorfina, uma substância que proporciona uma sensação de bem-estar e ajuda a reduzir as tensões do dia-a-dia. Ou então faça sexo...alem de muito bom,  quem não fica relaxada após o sexo? =D

9 - Não se tranque em casa - numa fase deprê, é fundamental conviver com outras pessoas.
Essa dica eu preciso colocar mais em pratica, e sair mesmo que seja sozinha. Conforme estava comentando esses dias, quando eu era solteira adorava ir ao cinema somente com a minha adorável presença rsrsrs

10 - Pratique meditação para diminuir a ansiedade.
Você não precisa aprender um mantra para isso, você pode apenas colocar uma musica que gosta e ficar refletindo nas coisas boas da sua vida. 

11 - Experimente diversificar amigos e círculos sociais.
Aqui entra a resposta da minha dica nove, mas tenho que confessar que nos ultimos 2 anos melhorei bastante o meu antisocialismo rsrsrs.

12 - Dedique mais tempo a cuidar de você.
Sabe aquele tempo que toda mulher adora tirar para si? aproveiteeee!!! Seja uma sessão salão de beleza, ou começar pela enesima vez aquele regime que você vive fugindo.

13 - Tenha um objetivo prazeroso a curto prazo - como viajar nas férias - e pense nele sempre que começar a ficar para baixo.
Uma meta é sempre bem vinda para pensar no adiante, mas não pense algo tão grande ou impossivel, pois você pode acabar desanimando, vai com passos de bebê, um passo de cada vez.


Don't Worry Be Happy
E Quando quero me animar, sempre escolho algumas musicas para me ajudar, e tem uma que é perfeita e a letra diz tudo. Vou colocar aqui a opção de ouvi-la e um pedacinho da letra, mas acho que todo mundo já ouviu pelo menos uma vez.



Here's a little song I wrote
You might want to sing it note for note
Don't worry, be happy

In every life we have some trouble
But when you worry you make it double
Don't worry, be happy

Don't worry, be happy now
Oo, ooo...

Don't worry, be happy
Oo, ooo..

*Vi as dicas na revista Claudia, mas os comentários em vermelho são meus*

5 comentários:

Fernanda Fernandes on 19 de novembro de 2010 18:12 disse...

Oi querida adorei te ver no bloguito!!!então tenho uma dica para depressão..floral..é um santo remedinho...junto com suas dicas a gente deixa ela bem longe!!
bjos...adorei te conhecer!

Anelli on 19 de novembro de 2010 19:13 disse...

Oi Lilian.. que blog mais aconchegante, me senti em casa e adorei o nivel de seus textos...vou me tornar seguidora cheirooo

mionelefayblog on 20 de novembro de 2010 11:50 disse...

Melhorou bastante mesmo no numero 11, afinal quando fui para sua casa ano passado você não me deixou na rodoviaria =D Rsssss

Tem mais uma dica que eu vou dar, quando tiver depre, faça planos, pense em algo que você quer fazer daqui a alguns meses, lugar que quer conhecer, algo bem caro que você queira comprar, com isso o seu subconsciente começa em desejar o dia que você vai fazer o que planejou o que te dá uma motivação maior de seguir em frente.

Antigamente, na época dos Celtas o inverno era extremamente rigoroso, o que obrigava as pessoas passarem o inverno todo trancados em casa, sem poder sair e convivendo todos os dias do inverno com as mesmas pessoas, sempre surgia aquela tristeza, ainda mais com o frio, o que eles faziam então, iam até o local onde eles guardavam as sementes que iriam plantar quando acabasse o inverno e começam a planejar o que fariam com elas, o que fariam com o dinheiro que ganharia com a venda delas e assim espantavam a depressão.

Anna on 20 de novembro de 2010 18:58 disse...

Adorei seu blog.
Muito bom este post.
Beijos

Gordinha Tensa on 21 de novembro de 2010 02:14 disse...

Lee, tive um problemão na outra conta do meu blog! Agora migrei, tive que mudar tudo... =/
Beijos!

Postar um comentário

 

Lirio Ao Vento Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez